
Por: Kelven Andrade
A combinação entre a programação religiosa da Semana Santa e as celebrações pelos 65 anos de Brasília resultou em um forte aumento na movimentação de passageiros no transporte público do Distrito Federal entre os dias 17 e 21 de abril. Impulsionado pelo programa Vai de Graça, que garante passagens gratuitas em ônibus, BRT e metrô, o DF registrou mais de 3,5 milhões de viagens durante o feriadão.
O número representa um salto expressivo em relação ao último Carnaval, quando foram contabilizados pouco mais de 2,5 milhões de acessos. Para o secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves, os números refletem o sucesso da iniciativa.
“A população realmente aderiu ao Vai de Graça, que está cumprindo seu papel: permitir o deslocamento de famílias que antes enfrentavam dificuldades para participar de festividades e conhecer áreas de turismo e lazer da capital. E toda essa demanda está sendo absorvida pelo sistema sem qualquer registro de problemas na operação”, destacou o secretário.
Crescimento expressivo nos acessos
Os dados indicam que o movimento no transporte coletivo praticamente dobrou nos dois feriados – Sexta-feira Santa (19) e o aniversário de Brasília (21) – em comparação ao mesmo período de 2023.
Na Sexta-feira Santa, o número de acessos foi de 435.520, representando um aumento de 62% em relação ao ano anterior, quando foram registrados 268.356 embarques. Já no domingo de aniversário da capital, os acessos saltaram para 602.653, crescimento de 136% frente aos 254.754 registrados em 2023.
O maior volume de passageiros foi registrado na quinta-feira (17), dia de ponto facultativo no Governo do Distrito Federal. Mesmo com o funcionamento normal do comércio e de órgãos federais, o transporte coletivo somou 1.251.449 acessos – 22% a mais que na quinta-feira da Semana Santa do ano anterior.
https://jornalismodigitaldf.com.br/transporte-publico-do-df-bate-recorde-de-viagens-durante-semana-santa-e-aniversario-de-brasilia/?fsp_sid=140841