Palestra marca início do mestrado profissional promovido pela SSP-DF






A abertura oficial do mestrado profissional em políticas públicas e governo, promovido pela Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF), foi marcada por uma aula inaugural ministrada pelo secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar, na Fundação Getúlio Vargas (FGV). A iniciativa tem como objetivo capacitar lideranças estratégicas, aprimorar competências e fortalecer a qualidade de vida dos servidores. O curso será ofertado em parceria com a FGV e terá duração de 20 meses, com carga horária de 510 horas-aula, em encontros presenciais semanais, de terça a quinta-feira. Os recursos são do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP).


Sandro Avelar: “É uma forma de valorizar nossos profissionais e prepará-los para os desafios crescentes da segurança pública, sempre com foco no bem-estar dos servidores e da população” | Foto: Divulgação/SSP-DF


Durante a aula, o secretário Sandro Avelar destacou a importância da formação continuada para o avanço das políticas públicas na área: “A capacitação é fundamental para seguirmos avançando na qualidade do serviço prestado. É uma forma de valorizar nossos profissionais e prepará-los para os desafios crescentes da segurança pública, sempre com foco no bem-estar dos servidores e da população. Destacamos um eixo específico para essa temática em nossa política de segurança, o Segurança Integral, pois cuidar de quem cuida é uma pauta prioritária para a SSP-DF e para o Governo do Distrito Federal.”


Ao todo, foram disponibilizadas 15 vagas para profissionais das forças de segurança. A seleção foi realizada por meio de processo seletivo da SSP-DF e forças de segurança.


“Este mestrado representa um investimento estratégico em educação continuada. Mais do que capacitar nossos profissionais, a formação proporcionará conhecimentos que transcendem as especificidades de cada corporação, fortalecendo a atuação integrada e inovadora na segurança pública”, destacou o secretário executivo de Segurança Pública, Bilmar Angelis.


Entre as disciplinas obrigatórias estão temas como Teoria da Administração Pública, Decisões Baseadas em Evidências e Métodos Quantitativos de Pesquisa


Para o tenente-coronel Alisson Bernardi de Barros, do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal (CBMDF), a expectativa é grande. “O CBMDF trabalha diretamente com políticas públicas e gestão governamental. Portanto, o curso irá somar muito para minha atuação e será também inovadora e engrandecedora para mim e para os colegas”.


Já a delegada da Polícia Civil do DF (PCDF), Jun’Áurea Carvalho, esta capacitação é essencial para a atuação. A gestão é uma área que a gente precisa sempre aperfeiçoar, entender as necessidades do mercado para aplicar à administração pública. Entendemos que essa temática é essencial para gestão”.


Formação estratégica e interdisciplinar



Uma grade curricular foi elaborada para formar um núcleo de lideranças aptas a planejar, formular e implementar soluções inovadoras para a segurança pública. Entre as disciplinas obrigatórias estão temas como Teoria da Administração Pública, Decisões Baseadas em Evidências e Métodos Quantitativos de Pesquisa. Já entre as eletivas, destacam-se conteúdos como Inteligência Artificial na Segurança Pública, Economia Comportamental e Saúde Mental, Políticas Públicas e Diversidade, entre outros.


“O curso foi estruturado para preparar atender as exigências de financiamento por meio do FNSP e prepara os servidores a atuarem no assessoramento de decisões estratégicas, com base em evidências e inovação, o que impactará diretamente a modernização da segurança pública no Distrito Federal”, explicou o subsecretário de Ensino e Gestão de Pessoas da SSP-DF, Marcos Leôncio.


*Com informações da SSP-DF










Source link

https://jornalismodigitaldf.com.br/palestra-marca-inicio-do-mestrado-profissional-promovido-pela-ssp-df/?fsp_sid=142811

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato