
Por: Jornalista Kelven Andrade
Brasília se prepara para sediar um dos maiores eventos dedicados ao Transtorno do Espectro Autista (TEA) no Brasil. O Congresso Jornada do Autismo 2025 foi oficialmente recebido pela Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur-DF), consolidando a capital como um polo de inclusão, conhecimento e capacitação. O evento ocorrerá nos dias 31 de maio e 1º de junho, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, e espera reunir mais de 3 mil participantes.
A idealizadora do congresso, Sarita Melo, esteve na sede da Setur-DF acompanhada do secretário de Turismo, Cristiano Araújo, para apresentar o propósito da iniciativa. Segundo Sarita, a escolha por Brasília foi estratégica, por ser uma cidade símbolo de decisões políticas e que já se destaca em ações de inclusão.

“Brasília já é um lugar de muita inclusão comparado a outros estados, está muito à frente. A gente quer trazer capacitação, turismo e muita informação relacionada ao autismo”, afirmou.
O Congresso Jornada do Autismo promete dois dias de intensos debates, palestras e trocas de experiências com os maiores especialistas do Brasil e do mundo. A programação será voltada para profissionais da saúde, educação, familiares e pessoas autistas, com foco nas melhores práticas, descobertas científicas e políticas públicas que impactam diretamente a vida da comunidade do espectro autista.

O secretário de Turismo, Cristiano Araújo, destacou a relevância do tema e o compromisso da pasta com eventos que promovem inclusão e transformação social. “Esse congresso vai debater saúde, educação, e aspectos sociais relacionados ao autismo. A vice-governadora Celina Leão nos fez esse pedido para acolhermos o evento, e estamos prontos para apoiar. Queremos que seja um congresso de grandes debates e definições de políticas públicas para o segmento”, declarou.
Sarita também ressaltou o papel transformador do evento para quem participa. “Quem sentar para aprender, com certeza vai estar de pé para ensinar, esse é o papel da Jornada do Autismo.”, completou.

Com apoio institucional e estrutura de excelência, o Congresso se firma como um marco na luta por mais inclusão e pela valorização de vidas autistas. A realização em Brasília reforça o compromisso do Distrito Federal com temas sensíveis e urgentes, que exigem atenção e ação conjunta entre poder público, sociedade civil e especialistas.
O evento ainda representa uma oportunidade de fomentar o turismo inclusivo na capital, movimentando a economia local e posicionando Brasília como um centro de debates sociais importantes. A Jornada do Autismo 2025 será mais que um congresso: será um espaço de transformação, acolhimento e construção de novas possibilidades para milhares de pessoas em todo o país.
SAIBA MAIS:
https://jornalismodigitaldf.com.br/brasilia-vai-sediar-congresso-jornada-do-autismo-2025-com-apoio-da-secretaria-de-turismo/?fsp_sid=142785