Por: Poliane Ketlen
A manhã de 1º de agosto de 2024 entrou para a história da capital federal com a reabertura do Buraco do Tatu após a primeira grande reforma em 60 anos e a inauguração do símbolo da Estaca Zero, mais conhecido como Marco Zero.
A data, que já seria lembrada pela liberação do trânsito no Buraco do Tatu – a passagem que conecta os eixos rodoviários Norte e Sul no Plano Piloto – ganhou um significado ainda mais especial. Além da reabertura de uma via crucial para 150 mil motoristas diariamente, a quinta-feira se transformou em um marco na recuperação da memória de Brasília, com a inauguração do símbolo da Estaca Zero. Este ponto serviu de referência para a ordenação numérica da quilometragem da área central da cidade.
Um Símbolo de História e Memória
Agora, quem passar pela via terá mais do que a experiência de andar em um novo pavimento completamente reestruturado: poderá conferir a cruz de Lucio Costa reproduzida nas duas paredes com o título "Marco Zero", além da própria representação da estaca no chão. A estaca foi fincada há 67 anos, em 20 de agosto de 1957, pelo engenheiro e topógrafo Joffre Mozart Parada, então chefe da equipe de topografia da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap).
Foi apenas após a implantação do Marco Zero que as escalas urbanas, definidas no papel pela equipe de Divisão de Urbanismo da Novacap, puderam ser transferidas para o chão da então futura capital.
Celebração e Turismo
“A gente fica muito feliz de poder contar essa história dessa capital da República que tanto nos encanta e que encanta a todos que vieram do Brasil todo, e aqueles que nos visitam. Então é mais um ponto turístico para a cidade. Aos domingos, quando o Eixão estiver fechado, certamente as pessoas vão passar por aqui e poder fazer essa visita maravilhosa”, destacou o governador Ibaneis Rocha.
No primeiro domingo após a inauguração do Marco Zero, o Arquivo Público do Distrito Federal (ArPDF) preparou uma programação especial para quem decidir visitar o novo ponto instagramável da capital.
Reforma Necessária e Celeridade
Em relação à obra, o governador destacou a necessidade da intervenção e a rapidez com que os serviços foram concluídos para beneficiar os milhares de motoristas que utilizam a via para circular pelo Distrito Federal. “Sem dúvida nenhuma, era uma reforma necessária. Mais de 60 anos do Buraco do Tatu, um ponto de Brasília que tem um fluxo muito grande de pessoas. Uma obra maravilhosa em um prazo muito curto de 30 dias”, afirmou.
Investimento e Execução
O Governo do Distrito Federal (GDF) investiu R$ 2 milhões na recuperação do trecho de 700 metros. O serviço foi realizado pelas equipes do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF), com auxílio do maquinário próprio do órgão e em parceria com empresas contratadas pelo GDF e pela Novacap. Os trabalhos foram efetuados em julho, durante as férias escolares, para minimizar os transtornos aos motoristas.
A reabertura do Buraco do Tatu e a inauguração do Marco Zero representam não apenas uma melhoria na infraestrutura viária de Brasília, mas também um resgate histórico e cultural que enriquecerá a experiência de moradores e turistas que visitarem a capital.