Por: Jornalista Kelven Andrade
Durante o mês de agosto, o Hemocentro de Brasília disponibilizará transporte gratuito para doadores de sangue em diferentes regiões administrativas do Distrito Federal. A "Linha Vermelha", como o serviço foi batizado, funcionará de segunda a sexta-feira, em dois turnos diários.
A assistente social Lara Lisboa explicou que o objetivo da Linha Vermelha é democratizar o acesso ao Hemocentro. “Sabemos da dificuldade de muitas pessoas de regiões mais distantes da nossa sede chegarem até nós. A ação é importante não só para o doador, como também para o Hemocentro, já que agosto é um mês tradicionalmente de baixa nas doações”, ressaltou.
Como Participar
Para utilizar o serviço, os doadores precisam agendar a doação no site agenda.df.gov.br ou pelo telefone 160, opção 2, e apresentar o comprovante impresso ou digital ao motorista do veículo. Os transportes partirão pontualmente às 7h30 e às 14h, com previsão de retorno duas horas após a chegada ao Hemocentro. Cada viagem oferecerá 19 vagas por região.
Requisitos para Doação
Para doar sangue, é necessário:
- Ter entre 16 e 69 anos
- Pesar mais de 51 kg
- Estar saudável
Mais informações sobre as condições de doação podem ser encontradas no site hemocentro.df.gov.br ou pelos telefones (61) 3327-4413, 3327-4447 ou pelo WhatsApp (61) 99136-2495.
O Hemocentro de Brasília é responsável por abastecer toda a rede pública de saúde do Distrito Federal, além de instituições conveniadas, como o Hospital da Criança, o Instituto de Cardiologia e Transplantes do DF e o Hospital das Forças Armadas.
Itinerário da Linha Vermelha
- Segunda-feira
- Ceilândia/Taguatinga: em frente ao JK Shopping
- Terça-feira
- Gama: em frente ao BRT
- Quarta-feira
- Planaltina: em frente à Administração de Planaltina
- Quinta-feira
- Samambaia: em frente à Estação do Metrô Furnas de Samambaia
- Sexta-feira
- Paranoá: em frente à Praça da Bíblia, próximo ao Conselho Tutelar
A iniciativa do Hemocentro de Brasília visa não apenas facilitar o acesso dos doadores, mas também aumentar o número de doações durante um período de baixa. Com a colaboração da comunidade, o Hemocentro espera manter os estoques de sangue em níveis adequados para atender a demanda da rede de saúde.