Por: Poliane Ketlen
A cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, realizada nesta sexta-feira (26), provocou uma enxurrada de críticas devido a uma apresentação considerada desrespeitosa à fé cristã. Durante o evento, drag queens participaram de uma performance que tentou recriar a famosa pintura “A Última Ceia”, de Leonardo da Vinci.
Repercussão Mundial
O momento polêmico destacou-se em meio às danças e desfiles da longa cerimônia, gerando ampla repercussão em todo o mundo. As drag queens se posicionaram ao lado de uma passarela, imitando o icônico quadro cristão, com uma criança ao centro da apresentação. A performance foi vista por muitos como uma paródia desrespeitosa de uma obra que possui grande importância religiosa e cultural.
A senadora Damares Alves expressou sua indignação em relação à cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, realizada nesta sexta-feira (26), criticando fortemente a apresentação que envolveu drag queens recriando a famosa pintura "A Última Ceia", de Leonardo da Vinci. Para Damares, a performance representou um desrespeito e um deboche à fé cristã.
Questionamentos Sobre Igualdade de Tratamento
Em sua declaração, a senadora questionou se o mesmo tipo de deboche seria feito com outras religiões ou se apenas o cristianismo foi alvo. Ela destacou que as Olimpíadas sempre foram um palco para mensagens de paz entre os povos, mas que os organizadores da cerimônia em Paris optaram por um ataque à fé cristã.
Damares também direcionou suas críticas ao Comitê Olímpico Internacional (COI), questionando o silêncio dos membros do comitê. Ela perguntou se eles estavam cientes e se aprovaram a performance, lembrando que milhões de cristãos em todo o mundo assistiram à cerimônia de abertura. A senadora expressou sua preocupação com a falta de respeito até mesmo aos atletas cristãos que participam dos Jogos.
A Obra de Leonardo da Vinci
“A Última Ceia”, pintada por Leonardo da Vinci entre 1495 e 1498, retrata a última ceia de Jesus com seus discípulos antes de sua prisão e crucificação. A obra original está exposta no refeitório da igreja Santa Maria delle Grazie, em Milão, Itália, e é considerada um dos maiores tesouros artísticos do Renascimento.
As reações à apresentação foram intensas e variadas. Muitos cristãos e líderes religiosos expressaram sua indignação , alegando que a performance desrespeitou um momento sagrado da fé cristã.