Por: Poliane Ketlen
No Distrito Federal, a rede de saúde pública é composta por 176 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), 13 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e 18 hospitais. Cada uma dessas instituições tem um papel específico na prestação de serviços de saúde para a população, e saber quando procurar cada uma delas pode fazer toda a diferença na agilidade e qualidade do atendimento recebido.
UBS: Cuidado Primário e Pequenas Urgências
As UBSs são a porta de entrada para o sistema de saúde. Nelas, você pode tratar pequenas urgências, realizar cuidados primários, tratamentos contínuos e procedimentos ambulatoriais. Se você está com dor de garganta, ouvido, cabeça, febre, ou suspeita de dengue, a UBS é o local mais indicado. Essas unidades estão equipadas para resolver a maioria das necessidades de saúde do dia a dia, prevenindo que pequenos problemas se tornem grandes complicações.
UPA: Emergências e Urgências
Para casos que exigem atendimento mais imediato, as UPAs estão disponíveis. Elas são preparadas para emergências e urgências que não colocam a vida em risco, mas que necessitam de atenção rápida. Exemplos incluem crises de asma, dores no peito sem histórico de doença cardíaca, fraturas simples, entre outros. As UPAs ajudam a desafogar os hospitais e garantir que os casos graves recebam a atenção devida.
Hospitais: Alta Complexidade e Emergências Graves
Os hospitais são destinados a situações de alta complexidade e emergências graves, que realmente colocam a vida em risco. Convulsões, sangramentos intensos, infartos, derrames, fraturas graves, acidentes de trânsito e outros ferimentos severos são exemplos de situações que necessitam da estrutura avançada e dos especialistas disponíveis nos hospitais. Em tais casos, é vital procurar atendimento hospitalar imediatamente.
A Importância da Informação
Entender a função de cada uma dessas unidades é essencial para utilizar o sistema de saúde de forma eficaz. Ao saber onde procurar ajuda, você contribui para um atendimento mais rápido e eficiente, não só para você, mas para toda a comunidade.
A saúde pública no Distrito Federal é uma prioridade, e continuamos a oferecer atendimento de qualidade e a expandir nossos serviços para melhor atender você. Fique atento às nossas redes sociais para mais dicas e informações de saúde. Cuidar da sua saúde é nossa missão, e faremos ainda mais para garantir o seu bem-estar.
SAIBA MAIS