Por: Jornalista Kelven Andrade
Em celebração ao Dia Mundial do Doador de Sangue, nesta sexta-feira, 14 de junho, a Fundação Hemocentro de Brasília promoverá uma coleta especial de sangue no Estacionamento 13 do Parque da Cidade, das 9h às 16h. A ação faz parte da campanha “Mulheres no Poder: Doando Sangue e Salvando Vidas 2024,” organizada pela vice-governadoria do Distrito Federal.
A campanha visa aumentar os estoques de sangue em um momento crítico. Atualmente, os níveis estão especialmente baixos para os tipos O negativo e baixos para O positivo, AB negativo, A negativo e B negativo. Enquanto os tipos AB positivo e A positivo estão em situação regular, o tipo B positivo está com estoque adequado.
Critérios para Doação de Sangue:
Para participar da campanha de doação, os voluntários devem atender aos seguintes requisitos:
- Idade: Entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam de autorização dos pais ou responsáveis).
- Peso: Superior a 51 kg.
- Saúde: Estar em boas condições de saúde.
Restrições e Prazos:
- Cirurgias e Exames: Se passou por cirurgia ou exame endoscópico recentemente, ou adoeceu, consulte o site do Hemocentro para verificar a elegibilidade.
- Dengue: Aguardar 30 dias após o fim dos sintomas para doações normais e seis meses para quem teve dengue hemorrágica.
- Gripe: 15 dias após o desaparecimento dos sintomas.
- Covid-19: 10 dias após o fim dos sintomas, desde que sem sequelas; para assintomáticos, o prazo é contado a partir da data do exame positivo.
A doação de sangue é um ato crucial para salvar vidas, especialmente em momentos de crise nos estoques de bancos de sangue. A Fundação Hemocentro de Brasília faz um apelo para que a população participe ativamente da campanha, ajudando a reabastecer os estoques de sangue e garantindo suporte vital para pacientes em necessidade.
A coleta no Parque da Cidade é uma excelente oportunidade para aqueles que desejam contribuir, facilitando o acesso à doação em um ambiente central e de fácil acesso.