Por: Jornalista Kelven Andrade
Um avião KC-390 Millenium da Força Aérea Brasileira (FAB) alçou voo nesta terça-feira (11), às 17h, partindo de Brasília (DF) em direção a Canoas (RS), transportando uma carga valiosa: a primeira doação de leite materno a recém-nascidos do Rio Grande do Sul. São 33 litros coletados pela rede de Bancos de Leite Humano (rBHL) da Secretaria de Saúde (SES-DF), o que é suficiente para alimentar cerca de 65 crianças por até oito dias.
A coordenadora das Políticas de Aleitamento Materno da SES-DF, Mariane Curado Borges, explicou que a iniciativa surgiu da necessidade de reabastecer os estoques dos bancos de leite do Rio Grande do Sul, que estavam se esgotando. O Distrito Federal foi a primeira unidade federativa a enviar leite humano pasteurizado para ajudar nessa causa. Hospitais regionais do Gama (HRG) e de Taguatinga (HRT) também contribuíram para essa nobre iniciativa.
A coordenadora do Centro de Referência em BLH do DF, Maria das Graças Cruz Rodrigues, ressaltou a importância do leite humano pasteurizado, destacando sua composição rica em nutrientes essenciais para o desenvolvimento saudável dos bebês, além de ser fundamental para fortalecer a imunidade. A caixa de transporte recebeu gelo seco para garantir a manutenção da temperatura até o destino final, seguindo todas as normas técnicas da rede global de bancos de leite.
No Distrito Federal, os bancos de leite são referência nacional, com reconhecimento do Ministério da Saúde e do Programa de Certificação da Fundação Oswaldo Cruz (PCFiocruz). Entre janeiro e maio deste ano, mais de 8,3 mil litros de leite foram coletados, alimentando 6.552 bebês. Para integrar a rede de doadoras, interessadas podem se cadastrar por meio do telefone 160 (opção 4) ou pelo site Amamenta Brasília.
Brasília pelo Sul:
Além dessa iniciativa, todas as ações da campanha Brasília pelo Sul, lançada pelo Governo do Distrito Federal (GDF) para ajudar as vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul, estão sendo coordenadas pela Chefia-Executiva de Políticas Sociais, liderada pela primeira-dama do Distrito Federal, Mayara Noronha Rocha. A campanha visa enviar mantas, roupas, alimentos, água, utensílios, itens de higiene e outros objetos aos municípios afetados pelas enchentes.