Por:: Kelven Junio
Após um período de paralisação que perdurou desde abril de 2023, a construção do corredor exclusivo de ônibus entre o Setor Policial Sul e o Terminal Asa Sul foi retomada nesta semana. Atualmente, máquinas e operários estão concentrados na ampliação da rede de drenagem, um passo crucial para o avanço das obras.
A interrupção dos trabalhos se deu em decorrência da rescisão do contrato com a empresa responsável. O secretário de Obras e Infraestrutura, Valter Casimiro, explicou os esforços realizados para retomar o projeto: "Após a rescisão, trabalhamos na atualização do projeto com a inserção de serviços importantes até então não previstos no contrato original, realizamos nova licitação, contratamos a empresa vencedora e, agora, retomamos as obras."
A Estrada Setor Policial Militar (ESPM), popularmente conhecida como Setor Policial Sul, integra o Corredor Eixo Oeste, e a construção do corredor exclusivo de ônibus é uma parte fundamental desse projeto. Dividida em duas etapas por questões logísticas e de segurança, a obra iniciou-se pelo trecho entre o Quartel do Comando Geral da Polícia Militar e o Terminal da Asa Sul, onde já foram construídos dois viadutos.
Valter Casimiro ressalta que os viadutos estão concluídos e em pleno funcionamento, e agora o foco está na conclusão do corredor exclusivo de ônibus que ligará essas estruturas ao Terminal Asa Sul.
Além do corredor, a obra abrange serviços de drenagem, pavimentação, sinalização vertical e horizontal, e paisagismo, representando um investimento de R$ 13,2 milhões e a geração de cerca de 100 empregos, entre diretos e indiretos.
O Corredor Eixo Oeste, com seus 38,7 km de extensão, tem como objetivo o alargamento de pistas e a construção de faixas exclusivas em importantes vias de ligação do Sol Nascente com o Plano Piloto. A implementação desse corredor visa reduzir em até meia hora o tempo de deslocamento até o Plano Piloto.
Os trabalhos estão sendo realizados em trechos, devido à inviabilidade de intervenções em todo o trânsito de uma vez. Além das obras no Setor Policial Sul, o corredor abrange diversas outras intervenções, como a requalificação da Estrada Parque Indústrias Gráficas e da Avenida Hélio Prates.