por: poliane ketlen
O grupo varejista espanhol Dia anunciou nesta sexta-feira (31) a venda de suas operações no Brasil por um valor simbólico de 100 euros. Esta decisão estratégica visa concentrar esforços em mercados considerados mais promissores, como Espanha e Argentina, e reduzir sua dívida financeira líquida.
O Dia enfrentou desafios significativos no mercado brasileiro, refletidos em resultados financeiros adversos nos últimos anos. Antes da venda, a empresa transferirá 39 milhões de euros para sua unidade brasileira, o que resultará em um impacto contábil negativo de 101 milhões de euros no balanço da empresa.
Em março, a empresa já havia anunciado o fechamento de mais de 300 lojas e três centros de distribuição no Brasil, indicando dificuldades operacionais e financeiras específicas no país. Apesar disso, manterá suas 244 unidades em São Paulo.
A estratégia de desinvestimento no Brasil faz parte de um esforço mais amplo para fortalecer a posição financeira da empresa, após uma decisão similar de deixar o mercado português no ano anterior. A venda visa concentrar recursos e esforços em mercados onde o Dia possui uma posição mais sólida e perspectivas de crescimento melhores, como na Espanha e na Argentina.
A subsidiária brasileira do Dia, ao comentar sobre a decisão, destacou que, apesar dos investimentos significativos realizados desde 2001, os retornos esperados não foram alcançados. A gestora de ativos brasileira MAM Asset Management, do Banco Master, será responsável pela aquisição da rede de supermercados no Brasil.